quarta-feira, março 09, 2011

Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido

Bem malta,como já devem de saber a aventura desta vez, foi por terras Espanholas e digamos que por incrível que pareça, mas, já estou com uma pequena saudade daquele local e ainda ontem de lá vim.
Mas vamos a uma pequena apresentação, de quem foi e quantos quilómetros fizemos.A ordem dos nomes que se segue foi escolhido ao acaso e não segue qualquer critério por isso cá vai Morgado , Marques , José Pires  , Velez , Rainho , Ferreirim estes foram os aventureiros que fizeram este passeio entre Pinhal Novo,Canfranc,Parque Nacional de Ordesa , Pinhal Novo num total de 2.576.Quilómetros é claro que pelo caminho, visitamos outros locais não menos bonitos, mas estes foram os pontos chaves para a nossa visita, que, por sinal , e para já considero o passeio da minha vida por ser extraordinariamente lindo e agradável ,mas como não há mas sem senão o mais chato são as mais de dez horas de condução que tem que se fazer, isto, se não fizerem muitas paragens porque nós abalamos de Pinhal Novo perto das 23.00 e chegamos a Canfranc por volta das 16.00 Horas por isso já estão a ver mas como as paisagens a medida que se fazia quilómetros iam deslumbrando as nossas vista o cansaço desanuviava a mente e o corpo e lá íamos andando ate ao nosso destino.Bem vamos ver algumas fotos do meu passeio que eu acho que devo colocar aqui para que mais ou menos verem o que eu acabei de dizer.

Saida do Pinhal Novo
Uma Paragem
Outra Paragem
As Primeiras Paisagens
Paragem no Barrabes
Paragem para o Almoço
Mais uma Paragem
Chegada a Canfranc Aldeia
Chegada a Canfranc Estação
Por este túnel passavam os comboios que circulavam para frança este tunel tem uma particularidade interessante ate chegar a França o comboio circulava por uma descida helicoidal por causa do desnível que existia entre este ponto que vemos na foto e a saída do mesmo túnel em território francês.
Bem ate aqui estava concluída a primeira parte deste passeio e estava na hora de seguirmos um pouco mais para cima para darmos mais miminhos aos nossos olhos e fomos ate a fronteira entre Espanha e Francia como la lhe chamam mas antes de la chegar!!!!!!!
Nova Paragem
Fronteira da Espanha com a Francia

 Hora de partir para umas das mais lindas aldeias medievais que eu já conheci......TORLA!!!!
e claro que com este andamento chegamos ja de noite e por la ficamos a dormir num dos muitos refugios que por la se encontram a preços bastante convidativos alem de ser uma aldeia bem antiga  torna-a linda e muito calma e sossegada.
Fotos da chegada a noite
Depois de alguma procura para passar a noite era hora da janta e da deita
Torla ao amanhecer

Bem, a partir daqui ,vamos entrar num novo passeio,passeio esse, que e o ponto alto em tudo o que se possa imaginar e quando digo ponto alto, e porque é o que eu acho, devido a tudo o que a natureza nos dá, se eu já gostava de estar em contacto com ela e fazer parte dela, pois malta, agora e que eu fiquei apaixonado mesmo e digo-vos desde já, que os únicos desportos que permitem ver a natureza como ela é,é o BTT as Caminhadas e o Alpinismo.
Agora, vou mostrar algumas fotos deste meu passeio no Parque Nacional de Ordesa, em que o termino da minha caminhada a pé, foi no refugio de Góriz, na qual, levei cerca de 5 horas a chegar ao local de pernoita a cerca de 2 200 metros de altitude no meio do nada e sempre como companhia mais dois companheiros e muita neve e algum frio mas pouco, pois o esforço, que íamos despendendo na caminhada, era tal, que em vez de termos frio suava-mos, isto sem contar com o peso das nossas mochilas ,que tinha um peso mais ou menos de 20 quilitos, mais as botas o capacete, mas a vontade era tanta de chegar-mos onde nos tinha-mos proposto a ir, que nada nos impediu de o fazer e digo-vos, hoje não, que estou ainda em recuperação, mas era já no próximo mês que eu o fazia novamente acreditem que o fazia.
Vamos então as fotos  onde começamos por deixar os carros na Pradera Ordesa


Finalmente o Refugio de Goriz ponto mais alto a que chegamos embora a nossa subida fosse ate a brecha de Rolano mas eram mais 4 horas de ascensão ate la e já não havia força para mais,podíamos ir no dia a seguir mas depois tornava-se tarde para fazer a descida ate aos carros por isso optamos por não ir ate a brecha de Rolano e de manham após tomar o pequeno almoço começava-mos a descida cerca das 7.30 

Hora do jantarinho,e da deita
tava todo desgraçado
foi o que me valeu para aquecer foi a pinga
ora ai esta hora do descanço apos termos tomado algo quentinho estava na hora da deita
em seguida vou mostrar umas fotos que não são minhas mas e so para verem a ascenção que fizemos antes de chegar a este ponto
Esta foi a subida que fizemos
Esta era a subida alternativa para quem não quisesse andar pendurado nas correntes e nos grampos mas a alternativa era mesmo a primeira porque apesar de difícil era menos perigosa porque não tinha gelo nem neve
Agora vou-vos mostrar a descida que ainda foi pior que a subida embora o caminho fosse o mesmo mas para mim foi mais doloroso
finalmente chegamos ao vale sem ninguém se aleijar e claro que todo o stress da descida abalou mas agora eram mais umas 5 horitas a pé ate ao carro
E finalmente chegamos e claro que não tirei tantas fotos só porque não houve tempo como podem ver tou cansado e feliz ao mesmo tempo por ter corrido tudo bem neste passeio a pé e daqui foi decidido arrancar para Portugal mas ainda tínhamos que passar por Torla e depois dai sempre com o rumo a Portugal e fazendo mais umas fotos e vesitando mais uns locais porque o regresso em parte foi feito pelo menos ate Zaragonza por outro sitio.
E prontes malta daqui desta localidade que se chama AINSA ate Portugal foi sempre a andar mais dez horinhas de condução mas correu tudo bem para todos os que me acompanharam um grande obrigado e não se esqueçam já temos outra na forja não se sabe se e para este ano se e para o ano para esta altura.
Ate la fiquem bem e um grande abraço

2 comentários:

  1. Boas fotos e estive com voçês pelo menos em pensamento, pois fiquei bastante triste em não vos acompanhar, só que o espirito da coisa não é dormir nos refúgios, então a dureza !!!!!???um abraço.
    Fernando Reis

    ResponderEliminar
  2. Boa noite
    Bonitas fotos...os meus parabens!
    Bisnagamen...continua assim....

    ResponderEliminar